Abaixo-Assinado - Reivindicação do Verdadeiro Colete Encarnado!

22-06-2012 12:39

Caros sócios, amigos, Vila-Franquenses em geral e visitantes,

 

Porque uma verdadeira Tertúlia é mais do que um simples espaço de convívio e Festa, devendo também constituir-se como um local de reflexão e intervenção nos domínios com que a sua actividade se relaciona (no caso presente, o domínio da Cultura Tauromáquica e das manifestações que se lhe encontram associadas) decidiu a "Tertúlia Rambóia" promover o Abaixo-Assinado que em baixo transcrevemos, o qual iremos fazer chegar às Entidades nele mencionadas. Uma vez que, infelizmente, o cartaz do Colete Encarnado é publicado e divulgado com a mínima antecedência, a recolha de assinaturas para este documento fica obviamente muito limitada no tempo. Ainda assim vamos fazer o esforço e solicitamos a todos aqueles que concordem com o abaixo exposto que contribuam com a sua assinatura, até este Domingo, dia 24 de Junho. O Abaixo-Assinado encontra-se disponível nos seguintes locais: sede da "Tertúlia Rambóia", Clube Taurino Vilafranquense, Columbófila Vilafranquense, Tertúlia "A Lezíria" (Ex.ma Sra. Paula Conde), Restaurante "O Tanque", Tertúlia "Recanto Taurino" (Ex.mo Sr. António Rachinas), Tertúlia "O Mata-Cavalos" (Ex.ma Sra. Dulce) e Tertúlia "O Touril" (Ex.ma Sra. Sara Bico).

 

Viva Vila Franca de Xira, viva o Colete Encarnado! Juntos somos mais fortes e falamos mais alto!!!

 

 

ABAIXO-ASSINADO

REIVINDICAÇÃO DO VERDADEIRO COLETE ENCARNADO

 

Ex.ma Sra. Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Maria da Luz Rosinha

Ex.mos Srs. do Departamento de Turismo da mesma Entidade

 

    Os abaixo-assinados, comstituídos por um largo grupo de Vila-Franquenses, amantes da sua Terra e das respectivas tradições, tendo tomado conhecimento da programação para a noite de Sexta-Feira de Colete Encarnado de um DJ na Avenida Pedro Vítor, palco central das nossas festas durante este período, vêm pelo presente expôr o seguinte:

    Não colocando em causa a vontade e empenho de V. Exas em dar o máximo de brilho e fulgôr aquela que, quer se queira quer não, é a data maior da nossa querida Vila Franca, não podemos concordar com a inclusão de um tipo de espectáculo, o qual todos sabemos tem atraído grupos de indivíduos que em anos anteriores têm sido os principais e maiores causadores de lamentáveis e inaceitáveis desacatos.

    O Colete Encarnado é uma Festa, em primeiro lugar, de e para os Vila-Franquenses, homenageando essa figura incomparável que é o Campino e aqui só devem ter lugar formas de entretenimento e gentes que, de alguma forma, entendam e se incluam nesse espírito. Não se trata de encerrar a Festa sobre si própria, mas sim de a abrir a locais e forasteiros que a sintam e abracem pelo seu verdadeiro significado.

    Crentes que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira é a primeira interessada em manter esta Tradição e, sobretudo em evitar a presença de elementos que não só não a compreendem como pelos seus lamentáveis comportamentos, prejudicam e afastam quem a quer viver na sua plenitude, vimos, Ex.ma Sra. Presidente e Ex.mos Srs. alertá-los para as consequências indesejáveis da manutenção deste programa e apelar á respectiva alteração.

    Pedimos por isso que atentem nas nossas palavras, pois os nossos Pais, Avós e Filhos nada mais querem do que viver a emoção, a amizade e a inigualável Festa que é o nosso Colete Encarnado, sem receios de andar nas ruas até altas horas da madrugada, tal como sempre aconteceu. Viva o Colete Encarnado, viva Vila Franca de Xira e "seja bem-vindo" quem vier por bem!

 

    Com a máxima estima e consideração.