A Palavra aos Sócios

  Um grupo de amigos ou uma associação são apenas tão fortes como a soma da amizade e empenho de cada um dos seus elementos. Os sócios da "Tertúlia Rambóia" através do pagamento das suas quotas, do seu trabalho e dedicação têm contribuido em diversa medida para a nossa evolução e para o concretizar de tantos momentos bem passados e histórias inesquecíveis. A todos vós "A Rambóia" presta sincera homenagem e agradecimento, pois ainda que a Tertúlia pudesse existir enquanto espaço e espólio pela paixão e aficcion do Presidente, nunca teria a vida e alegria que só a vossa presença lhe  confere. Muito obrigado a todos! 

  

Sócio nº 1 - Presidente: João Diogo Câncio "Che"

 

ORGULHO E UM PEDIDO...

         Sobre a “Tertúlia Rambóia”, meu sonho tornado realidade e “menina dos meus olhos”, tanta coisa teria a dizer que todo o espaço deste site não chegaria… E por isso, no meio de uma amálgama de emoções que me surgem sempre que penso naquilo que somos hoje, no caminho que já percorremos e nas histórias inesquecíveis que já vivemos, escolho um só sentimento, tentando condensar em poucas palavras tudo o que poderia exprimir sobre este espaço e este grupo…  

        ORGULHO… Essa emoção que nos enche o peito pelo sentir do dever cumprido, do objectivo atingido, da História ainda longe do fim, mas já tão rica em peripécias, aventuras e momentos irrepetíveis… Orgulho que se transforma em justificada vaidade sempre que sozinho contemplo a obra e o espólio da nossa nova sede, por mim criada e sonhada, não sem a ajuda de muitos de vós (permitam-me que abra um parêntesis e destaque por cima de todos o contributo do meu irmão Pipe e do meu primo, Pedro Dotti, familiares, mas sobretudo enormes amigos). Orgulho, finalmente, por todos aqueles que me têm acompanhado ao longo desta fantástica aventura, alguns desde o começo e outros que foram surgindo pelo caminho… Não tenho a ilusão de que todos os sócios da “Tertúlia Rambóia” a sentem da mesma maneira que eu, mas sei que há um bom punhado que tem por ela um enorme carinho e que tudo farão para que se continue esta magnífica jornada que já leva seis anos. Este é o meu ORGULHO…  

        O PEDIDO, esse é simples e vai não só para esse punhado de amigos de que atrás falei, mas também para todos os sócios da Tertúlia, actuais e futuros: Honrem o nosso nome e engrandeçam-no, ajudando sempre que possível, contribuindo com novas ideias e participando de um esforço que é colectivo em especial nas nossas organizações de maior dimensão, como o Colete Encarnado e a Feira. Em suma, interessem-se! E lembrem-se sempre que o nosso lema não são simples palavras de um oco slogan… “AMIZADE, FESTA, TRADIÇÃO!” é a nossa identidade, aquilo que enquanto grupo de indivíduos nos faz funcionar como se fôssemos um só… Porque a FESTA é bonita, mas não se faz sem um forte espírito de AMIZADE, de forma a que todos trabalhem, para que todos se possam divertir e presidindo a isto está, mesmo para os menos aficcionados, a fortíssima componente da TRADIÇÃO, pois antes de tudo e com muito orgulho somos uma Tertúlia Taurina!

 

POR VILA FRANCA, PELA FESTA BRAVA, VIVA A TERTÚLIA RAMBÓIA!!!

Vila Franca de Xira, 6 de Setembro de 2011

 

 

 Sócio nº 2: Ricardo Mendes "Dudu"

Antiguidade: Março de 2005

 

        Foi já há cinco anos que inicámos a nossa Tertúlia e é com grande satisfação que escrevo este pequeno texto. A Tertúlia nasceu de um pequeno grupo de amigos aficcionados que queriam mais do que simplesmente "ir" à Festa Brava, nós queríamos vivê-la! Daí, o motivo da sua fundação, numa tentativa de dar mais "côr" á nossa maravilhosa Vila Franca de Xira. Divertimento e entreajuda são para mim as principais marcas da "Tertúlia Rambóia".

        A meu ver as Tertúlias devem ser uma forma de demonstrar o gosto e o prazer pela Tauromaquia, tendo como missão essencial a preservação de um espírito e tradições do passado, para não se perder esta forma de Cultura que é das poucas que nos resta.

        A todos os tertulianos d' "A Rambóia" o meu desejo é que daqui a mais cinco anos continuemos juntos para festejar outra data como esta, com muita saúde, alegria e boa disposição, tão características dos nossos membros.

Vila Franca de Xira, Março de 2010

 

 

 Sócia nº 3 - Madrinha: Rita Ribeiro "Gugu"

Antiguidade: Março de 2005 a Abril de 2008

 

"Amizade, Festa e Tradição" é a descrição perfeita de todos os momentos que passei na companhia dos sócios e amigos d' "A Rambóia"!

Amizade, pois muitas das pessoas mais importantes da minha vida são ou foram sócios e com eles passei grandes momentos na Tertúlia!

Festa, porque quando estávamos juntos era sempre sinónimo de bons momentos.

Tradição, uma paixão partilhada por todos!

Vou sempre recordar com muita alegria todos os almoços, o dia em que fomos parar ao "Bambi", a viagem com o "Ventero" até Vila Franca (Nota: Cabeça do toiro "Palha" exposta na Tertúlia, transportada desde Cádiz até Vila Franca, pela Madrinha e pelo Presidente, mal cabendo no carro deste), a primeira foto na arena depois da Garraiada, as tardes passadas na quinta do Tio Pedro, pois foram vi^vências únicas e partilhadas com grandes amigos.

Porque não há melhor retrato do que aquele que fica para sempre na nossa memória, aqui deixo o meu testemunho como sócia, agradecendo todos os bons momentos que passei e desejando todo o sucesso para a Tertúlia.

3 de Fevereiro de 2010

 

 

 

    Sócia nº 6: Marta Almeida Silva

Antiguidade: Março de 2005 a Julho de 2006

   

“Um lavrador de samarra

E uma guitarra bem dedilhada

Campinos de manhã cedo

Firmes sem medo sobre a montada”…

Com a quinta quadra do fado de Vila Franca dou início a breves palavras pelos cinco anos de existência da "Tertúlia Rambóia”, símbolo de Amizade e Tradição. Completos estes cinco anos de inúmeras recordações é com carinho e amizade que aqui deixo as minhas felicitações.

O número cinco que representa entre muitas coisas os cinco sentidos…

 

Visão,

Entre olhares mais expressivos que qualquer palavra

Alimentou-se a amizade que nos une com garra,

Com os olhos postos em momentos de alegria e tradição

“A Rambóia” é sempre quem dá a lição…

 

Olfacto,

O cheiro da festa reflectido num brinde imaculado

Num petisco bem apresentado no meio da animação,

Entre tinto, branco e imperial a mistura de cheiros é tal

Que em lado nenhum há igual…

 

Tacto,

Entre abraços, cumprimentos e outros tantos lamentos

Nasce a ligação que nos torna únicos no meio da multidão

Com apertos e encontrões sentimos todos juntos

A vivência de cada minuto no calor da tradição…

 

Audição,

O som de inúmeras gargalhadas,

Aplausos, gritos e muitas piadas

Sempre a cantar e a animar

É “A Rambóia” a liderar…

 

Paladar,

Do vinho à cerveja,

Não há quem os olhe sem copo na mão,

Sabores inigualáveis pr'a que toda a gente veja

Que quem está n’ “A Rambóia” está de coração!

 

Vila Franca de Xira, 12 de Março de 2010

 

 

 Sócio nº 7: Ricardo Rosa

Antiguidade: Março de 2005

 

"Amizade, Festa e Tradição" são as três características de maior importância para a “Tertúlia Rambóia”, pois o nosso principal objectivo, para além de nos divertirmos é conseguir promover a Festa Brava, a nossa principal tradição e o regozijo de milhares de Ribatejanos que vibram ao ver o Rei dessa Festa que é o Toiro.

A nossa Tertúlia está mais pujante a cada ano que passa, com a amizade reforçada através do forte convívio de todos os membros, membros esses responsáveis por grandes dias de animação. Ao fim destes primeiros cinco anos de existência, a “Tertúlia Rambóia” passou de apenas um grupo de amigos festeiros a um grupo unido e organizado de amigos festeiros com amor à Festa Brava, com alguns seguidores aficionados que carregam o nome da Tertúlia por este Ribatejo gigante, para que todos saibam quem somos e que, da mesma maneira, venham até à nossa cidade, a Pérola do Ribatejo, Vila Franca de Xira e conheçam e desfrutem da nossa terra e das nossas festas, o grande Colete Encarnado e a Feira de Outubro, muito famosas pelas suas largadas de toiros. Outro dos objectivos da nossa Tertúlia é manter e promover o seu espírito junto dos mais jovens, para que todas as nossas memórias do passado e do presente se mantenham fincadas e assumidas no futuro, isto para que a Festa Brava e tudo o que à sua volta se encontra não desapareça sem que nada nem ninguém faça algo para o impedir.

A “Tertúlia Rambóia” traz consigo um grande valor sentimental e familiar de uma grande herança que chega a todos os “Ramboianos” através de grandes lembranças imortais na parede do nosso templo, generosamente cedido pelo nosso presidente João Diogo Câncio. Em nome de todos os sócios o nosso grande obrigado, pois sem ele o nosso espaço não seria possível e a Tertúlia não teria o impacto desejado por todos os seus elementos, impacto esse que já nos levou a aparecer nos principais jornais, tanto da região como a nível nacional, com grandes manchetes a encher folhas designadas à Cultura Tauromáquica.

Cá estaremos durante muitos e bons anos para continuar a nossa “missão” e participar em tantas corridas, largadas e festas camperas quantas possíveis até ao fim das nossas vidas, pois é a Festa Brava que nos corre nas veias, e sem ela e sem a nossa grandiosa “Tertúlia Rambóia” nada nesta vida teria sentido.

Em meu nome, em nome do Presidente e todos os associados, um grande obrigado a todos e continuem a festejar.

"AMIZADE, FESTA, TRADIÇÃO", VIVA A TERTÚLIA RAMBOIA!!!

Vila Franca de Xira, 17 de Fevereiro de 2010

 

 

 Sócio nº 13: Miguel Quintino

Antiguidade: Março de 2005

 

São cinco anos de Festa, de Amizade e muita Tradição…

 

Nesta Tertúlia muitos amigos eu criei

e nas festas muito me embebedei!

 

 Festejando sempre com Tradição,

és tu a minha grande paixão!

 

São poucas as minhas palavras,

mas escritas com sentimento.

No contentamento de te ver crescer,

para Vila Franca fazermos estremecer!

 

Para ti um grande bem haja, com o desejo de que dures muitos anos a lutar pela nossa Festa sagrada. Muito obrigado por estes cinco anos “Tertúlia Rambóia”!

3 de Setembro de 2010

 

 

Sócio nº 16 - Vogal da Direcção: Flávio Teles "Canina" - Antiguidade: Março de 2005

Sócia nº 26 - Vice-Presidente: Mónica Abreu - Antiguidade: Junho de 2006

   

Não é fácil escrever um texto sobre a "Rambóia", há tanto para dizer que nem sabemos por onde começar esta obra que será, sem dúvida, uma referência da literatura mundial... 

Enfim, para nós o lema d' "A Rambóia" define perfeitamente o seu espírito: 

A AMIZADE que liga os seus membros é uma das suas maiores forças. Fizemos dentro deste grupo unido e alegre grandes amigos que nos ficarão ao longo de toda a vida. Alguns "Ramboianos" reunidos é certeza de diversão e de uma tarde ou noite bem passadas, cheias de companheirismo. É a amizade que nos impele e motiva a tentar realizar constantemente mais e melhores eventos para os nossos sócios e amigos, a quem queremos proporcionar sempre o melhor e por quem empenhamos os nossos esforços para fazer d' "A Rambóia" uma grande Tertúlia. 

A FESTA, quer seja apenas um simples almoço, bem regado de sangria e minis, uma Festa Campera (onde não há casa de banho!!!), uma viagem a Sevilha para ver o "Morante" do nosso "Chér President", o Colete ou a Feira, são sempre a "desculpa" perfeita para nos reunirmos e celebrarmos a amizade, o amor a Vila Franca e às suas tradições, o gosto e alegria de viver e de estar integrado num grupo como o nosso. No Colete Encarnado temos no tradiconal desfile através da cidade um dos pontos mais altos, em que se evidencia a nossa força e coesão como Tertúlia. Somos a mancha vermelha, jovem e bem-disposta que sobressai ao percorrer as ruas da nossa terra, numa das festas mais marcantes da nossa identidade enquanto vilafranquenses, entoando o nosso lema, inspirando-nos sempre a continuar a festejar a vida d' "A Rambóia". 

A TRADIÇÃO é o que nos dá o mote, o âmago da nossa existência enquanto Tertúlia focada no tema tauromáquico da nossa terra, marcando especialmente a nossa presença nos já mencionados Colete Encarnado e Feira de Outubro, alturas em que se vê "A Rambóia" ao rubro, "espalhando magia" pelas ruas e exaltando o espírito do que é ser vilafranquense. 

"AMIZADE, FESTA E TRADIÇÃO" estão para nós interligadas, não existindo uma sem as outras. Esta é a combinação que faz a "Tertúlia Rambóia" existir com sucesso, impondo o seu próprio estilo e distribuindo alegria não só entre os seus membros, mas por toda a cidade, colorindo ainda mais as nossas Festas. 

Vestidos a rigor com os pólos e panamás vermelhos (e as ocasionais orelhas de Minnie), lá vamos nós ao som de 

"Amizade, Festa, Tradição, 

"A Rambóia" dá a lição. 

No Colete, em Outubro e na Festa, 

não há Tertúlia como esta!" 

A Vice-Marreta e o Sócio-do-Contra têm orgulho em fazer parte desta grande "Rambóia" e aguardam por todas as festas e todos os amigos que a Tertúlia lhes reserva no futuro. 

Vila Franca de Xira, 12 de Março de 2010

 

 

Sócia nº 27 - Secretária-Geral: Carla Abreu - Antiguidade: Junho de 2006

   

5º Aniversário da Tertúlia Rambóia!

 Já lá vão cinco anos... Que tão rápido passaram e com tantas histórias para contar e recordar....

É com muita honra que pertenço a esta Tertúlia, bem como à sua direcção como Secretária Geral! Embora as Actas por vezes não estejam em grandes condições! (A culpa é do binho! Já dizia a Vice-Marreta: O binho é boum!!) Basicamente e como todos sabem, e se não sabem deveriam saber, Não há Tertulia como esta!!! Começando com todos os sócios, antigos e novos, e claro, o nosso Président! Ele é molduras e fotografias, ele é cartéis, ele é almoços de 1ª qualidade (o belo do franguinho assado com batata frita de pacote! lol), ele é brincadeiras com vacas e por aí fora... Sim, ele até é corridas em Espanha... Enfim, digamos que graças a ele temos, para além de um espaço fantástico decorado a rigor, a oportunidade de nos juntarmos todos (cambada de bubadolas! Perdão... apreciadores de vinho, cerveja e afins) nas mais variadas ocasiões.

Ao longo destes anos muito nos temos divertido, bebido e convivido!

Espero que a nossa tertúlia mantenha sempre este espírito de Tradição e especialmente de amizade!

Vila Franca de Xira, 12 de Abril de 2010

 

 

 

 Sócia nº 31: Cátia Rocha - Antiguidade: Março de 2005

Sócio nº 37: Tiago Rocha - Antiguidade: Janeiro de 2007

 

“Tertúlia Rambóia”, o melhor grupo, a melhor família. “Amizade, Festa Tradição”, o nosso lema, a nossa maior verdade!

Faça chuva ou faça sol, com muita ou pouca gente, diversão é connosco. Existem imensas Tertúlias, mas nenhuma é como a nossa, não estamos nisto juntos só pelas farras ou por mero comodismo, estamos nisto porque este grupo revela o que somos, o quanto gostamos uns dos outros e o quanto queremos preservar toda a amizade e confiança que temos.

Aficcionados com gosto e apaixonados pelas coisas boas da vida, tornámos esta Tertúlia na melhor de sempre, sempre com a melhor companhia!

Vila Franca de Xira, Junho de 2010

 

 

Sócia nº 42 - Vogal da Direcção: Ana Santos "Aninhas"

Antiguidade: Março de 2007

  

Olá a todos os sócios,

 Para mim a “Tertúlia Rambóia” resume-se a três palavras: AMIZADE, FESTA e TRADIÇÃO!

AMIZADE, pois nesta Tertúlia conheci pessoas fantásticas com as quais sei que poderei sempre contar, assim como elas poderão sempre contar comigo para o que der e vier.

FESTA… E há algo melhor que isso?!? É claro que não!!! É nas nossas festas, nos nossos almoços e jantares que temos momentos fantásticos, que serão mais tarde recordados com uma enorme gargalhada, olhando uns para os outros com um sorriso de orelha a orelha. Não existe nada melhor que os nossos convívios, pois são sempre passados em boa companhia e sempre com boa disposição!

TRADIÇÃO… Na minha opinião deveriam existir mais grupos como o nosso, pois devemos ser nós, os jovens, a dar continuidade a esta forma de cultura que é a Festa Brava e sei que a “Tertúlia Rambóia” o vai fazer.

O que mais posso dizer? É um grande orgulho para mim fazer parte desta Tertúlia! “A Rambóia” poderá contar comigo para sempre e no que puder ajudar cá estarei! Se eu podia viver sem “A Rambóia”?! Poder, podia, mas não era a mesma coisa!!!

  

   Tradição                    Riso

       Emoção                      Aficción

           Respeito                     Maravilhosa 

        Tauromaquia              Brilhante

      Única                         Orgulho

           Lendária                     Indestrutível

      Inseparáveis              Amizade

                                            Arte

Um beijo para todos.  

Vila Franca de Xira, 17 de Março de 2010

 

 

Sócio nº 43: Ivo Lalim

Antiguidade: Abril de 2007 a Julho de 2008

  

Caros tertulianos,

Não sei muito bem por onde começar… Não é que seja difícil falar da “Tertúlia Rambóia” e de tudo o que a envolve, incluindo as pessoas que lhe estão associadas. Julgo que para além das festas, dos jantares e dos convívios a tertúlia representa um núcleo de amigos que, pelo facto de serem todos eles tão diferentes tornam-na, eu diria….especial!

Tive o prazer de pertencer durante algum tempo a este grupo e uma enorme alegria te ter feito parte de um lote restrito de pessoas que ajudaram e inauguraram a Tertúlia….Apesar de neste momento já não estar inserido como sócio, uma coisa é certa, as poucas vezes que estive presente nos eventos (almoços, jantares e petiscadas), todas elas foram vividas de forma intensa e serão para mim algumas delas inesquecíveis, deixando muitas saudades.

Os momentos hilariantes e de boa disposição ficaram e ficarão na minha memória, não vou aqui especificar nenhum deles em concreto, até porque não quero deixar ninguém comprometido (incluindo eu)…

Para finalizar quero apenas deixar o meu desejo de que a “Tertúlia Rambóia” se mantenha por muitos e bons anos, regados a álcool, comida, boa disposição, camaradagem e, acima de tudo, Amizade.

Saudações tertulianas.

Castanheira do Ribatejo, 8 de Julho de 2010

 

 

Sócia nº 45: Dora Seno

Antiguidade: Agosto de 2007

 

Pediram-me que escrevesse um texto sobre o que a Tertúlia significa para mim… Ora nem sei por onde começar! Por vezes é-me difícil verbalizar o que sinto e quero… Com a Tertúlia isso também aconteceu. No início, ao assistir à sua criação não tive coragem de falar e dizer que também queria ser sócia… Até que alguém me perguntou porque não fazia eu parte, porque razão não era eu sócia… a resposta é porque até esse momento nunca tive coragem de dizer que era mesmo isso que eu queria!

Sendo um grupo constituído por pessoas tão diferentes, o nosso gosto pela Festa Brava, pela nossa Terra e as suas Tradições une-nos. Os convívios organizados… Para mim “A Rambóia” é isso mesmo! É o convívio com os amigos, os almoços, as tardes passadas a ver-vos a jogar às cartas e nós no corte e costura a falar sobre o que nos aconteceu durante a semana. As experiências partilhadas, as fotos tiradas que contam as nossas histórias de momentos engraçados, durante a Festa , nos almoços, em vacadas improvisadas nos tentaderos que outros amigos emprestam para podermos brincar um pouco. As tardes de alegria, que se prolongam pela noite fora…

Estamos a comemorar 5 anos de existência… a Tertúlia cresceu, ináuguramos a nossa segunda sede (As saudades que já tenho da vista da primeira!…) e bem bonita ficou… Um local onde podemos estar todos juntos a fazer a festa, na Festa!

Para mim a Tertúlia Rambóia é como diz o nosso Lema… Amizade, Festa e Tradição!!!

Vila Franca de Xira, 3 de Setembro de 2010

 

 

Sócio nº 53: Delfim Cardoso

Antiguidade: Julho de 2008 a Dezembro de 2014

 

Caríssimos amigos Ramboianos,
Como todos bem sabem, eu não tenho dentro de mim, a vossa arte, a vossa tradição e nem a vossa alma pela festa taurina!
Mas tenho, isso sim, um enorme respeito, uma enorme amizade, um grande carinho por vocês todos e pela vossa Festa. Não tenho sido um sócio muito presente fisicamente, mas acreditem que estou sempre convosco no meu pensamento. Gosto das pessoas (regra geral) e nunca as separo por credos, politicas, "status" sociais e muito menos por culturas diferentes da minha. Era o que mais me faltava?!
Que a “Amizade, Festa e Tradição!” perdure por muitos e bons anos!! 
Sempre com aquele grande abraço deste vosso amigo.

Vila Franca de Xira, 15 de Novembro de 2010

 

 

  Sócia nº 60: Carlota Rachinas

Antiguidade: Janeiro de 2009 a Julho de 2015

  

Como todos sabem a “Tertúlia Rambóia” foi fundada há cinco anos pelo nosso Presidente João Diogo Câncio e bem sabemos que se não fosse ele a Tertúlia, tal como a conhecemos, não existia… Porque uma verdadeira Tertúlia não é apenas um espaço decorado com objectos relacionados com o mundo da Tauromaquia, se assim fosse não passaria de um espaço “vazio”, oco de sentimentos e paixão, embora cada um dos objectos expostos tenham a sua transmissão de história e uma carga sentimental muito forte, percebida por cada um à sua própria maneira, com mais ou menos aficción. Tão importante como o espaço e paixão pela Festa Brava é também este grupo (sócios), porque sem ele nada fazia sentido, já que nada se faz sem ajuda e cooperação, destacando aqui o papel da direcção, que muito tem contribuído para o desenvolvimento da Tertúlia. Espero sinceramente que todos os sócios continuem a colaborar para que esta amiga que tanto nos ensinou continue viva para sempre. Sem a ajuda de todos nós nada disto era possível!!!

Parabén “Tertúlia Rambóia” pelos teus cinco anos!

Vila Franca de Xira, Fevereiro de 2010

 

 

 Sócio nº 64 - Vogal da Direcção: José Filipe Câncio "Pipo"

Antiguidade: Setembro de 2009

 

Pelo orgulho de pertencer a uma Tertúlia como esta…

Pelo orgulho de conviver com alguém que como vós, preza a AMIZADE, A FESTA E A TRADIÇÃO…

Pela “irmandade” que me une ao Presidente desta “associação”, que estará sempre presente nas nossas vidas…

Pelo apelo que vos faço de que nunca se esqueçam que sempre encontraram aqui um ombro amigo…

Pela vontade que nos guiará em muitas e gloriosas festas nos anos que se seguem…

Pelo desejo de que todos os momentos que nos marcaram sejam, nesta Tertúlia, lembrados como os melhores que passámos…

E, finalmente, pela “ordem”, que se respeitem e se orgulhem de pertencer a um grupo que será, felizmente, lembrado pela amizade e companheirismo entre os seus membros e por tudo o que fez para honrar a nossa maravilhosa terra: Vila Franca de Xira!

Um forte abraço e um grande beijinho.

Vila Franca de Xira, Fevereiro de 2011

 

 

 Sócia nº 66: Maria de Fátima "Fatinha"

Antiguidade: Fevereiro de 2010 a Dezembro de 2014

   

É com um grande prazer que aqui deixo o meu testemunho em relação à nossa Tertúlia que tanto me tem dado e com quem tenho passados momentos......digamos inexplicáveis......vá!!! Não me considero grande conhecedora da arte taurina, confesso, admiro muito o mundo da aficcion , e muito já me ensinaram, mas o que admiro mais é a amizade que se sente ao partilhar momentos com este grande grupo. Tenho grandes amiga(o)s neste grupo, fui conhecendo pelo caminho outros tantos e acho que isso resume bem o espírito que se vive nesta Tertúlia......a Amizade, a Festa, aliada à Tradição! Um bem haja a esta casa. Beijos

Vila Franca de Xira, 19 de Setembro de 2011

 

 

 

 Sócia nº 73: Ligia Teles

Antiguidade: Outubro de 2010

   

Não é a toa que se canta “não há Tertúlia como esta!”. “A Rambóia” leva muito além o significado da palavra Tertúlia, ela é muito mais do que um encontro de pessoas com algo em comum, é um grupo de grandes e verdadeiros amigos, que para além da amizade são unidos pelo amor aos toiros, à Festa Brava, à tradição taurina. “A Rambóia” apesar dos seus poucos anos de existência mostra à terra que a acolhe e às suas gentes o verdadeiro significado de uma Tertúlia, da união, da amizade, da aficcion e, principalmente, que a tradição em Vila Franca não morre. Que é essa tradição que tão bem caracteriza e diferencia esta cidade e tão particularmente esta tertúlia.

Amizade para mim é sem dúvida a melhor palavra que define a “Tertúlia Rambóia”, é nela que eu, e penso que a maioria dos seus membros, encontramos grandes amigos e vivemos grandes momentos cheios de diversão, felicidade e acima de tudo respeito.

Na “Amizade, Festa e Tradição” não há dúvida que “a Rambóia dá a lição” e é um orgulho e uma honra enorme poder usar o símbolo d’ “A Rambóia “e ter esta Tertúlia no coração.

Vila Franca de Xira, 17 de Setembro de 2011